VIDA LONGA!

Texto de José Maria Cancelliero – professor e presidente do Centro do Professorado Paulista (CPP) – publicado no jornal O Estado de São Paulo – na seção Opinião do leitor – 25/01/2011.

 

Segundo a mitologia grega, Narciso era filho do deus Cefiso e da ninfa Liríope. Quando nasceu, sua mãe – curiosa por saber o seu futuro – procurou o adivinho Tirésias, que proferiu: “Narciso terá uma vida longa desde que jamais se contemple”. Sua beleza era semelhante à de um deus, comparável à de Apolo. A história relata, ainda, que havia uma ninfa chamada Eco, que em vão o amava e por ele foi rejeitada. Sua tristeza foi tamanha que a fez definhar, definhar – até não restou dela mais do que um débil sussurro de dor e melancolia. Vendo esse desfecho trágico, a deusa Némesis decidiu condenar o egoísta Narciso a apaixonar-se por si mesmo. E assim foi. A profecia cumpriu-se. Narciso teve o seu fim admirando-se na água. Extasiado por sua imagem, morreu de amor por si mesmo.

O que tem São Paulo com a história de Narciso? Convenhamos: beleza não é o ponto forte deste município.

Mas tem coragem e determinação para derramar todo o suor em seu trabalho. Cultura, inteligência e criatividade, também.

Elegância e bom gosto desfilam por São Paulo. Motivos para atrair gente de todas as partes do mundo é que não faltam a esta cidade.

Por vezes, é o poder absoluto que a transforma numa das mais sedutoras capitais do mundo. Por outras, a força absoluta de sua economia que abastace toda uma nação. Seja como for, dá para gente entender que sobram razões para a autoestima de São Paulo ser do tamanho do seu ego. Não é difícil se apaixonar por esta cidade.

A diferença é que, ao contrário de Narciso, São Paulo pode, sim, se encantar por si mesma e ter uma vida longa. Aliás, quanto mais o tempo passa, melhor ela fica. Irresistível – com todas as suas virtudes e mazelas. Deixar de se admirar é um luxo que São Paulo jamais há de perder.

Parabéns, São Paulo, por mais um aniversário!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: