TIRANIA ESCOLAR

Editorial do Jornal Diário do Grande ABC -10-12-2010 – pág.2 – O século 21 mal completou uma década e já traz profundos desafios para os que exercem a função de educar. Vivenciamos um mundo marcado por profundas transformações. Por isso, cada vez mais o professor tem papel fundamental no ofício de ensinar, de comandar processos de aprendizagem, de formar cidadão. Mas até esse sacerdócio vem sofrendo mutações. Infelizmente, há a progressiva deterioração do ambiente escolar, com a desvalorização da profissão e a insatisfação dos mestres diante dos baixos salários e da crescente onda de violência tanto dentro quanto fora do espaço educacional.

Educar requer grande dose de paciência, sabedoria, amor, perseverança e coerência, para que se possa estabelecer limites sem podar a criatividade e sem ser autoritário em demasia. É dar liberdade para que seja exercido o livre arbítrio de cada um, de modo que haja responsabilidade pelas escolhas e pelos atos praticados. É dar amor sem se permissivo demais.

É importante corrigir, mas sem ser excessivamente crítico, sem humilhar e sem desvalorizar. Deve estabelecer regras a serem cumpridas, mas não virar um tirano. É ser flexível quando a situação assim o requerer, sem com isso estimular a impunidade.

Parcela do professorado tem perdido a capacidade de educar, transformando-se, assim como determinados alunos, em agente de violência. O ocorrido em Boituva, no Interior, mostra a desfiguração daquele que se preparou para conduzir outros ao conhecimento e à socialização. Obrigar uma criança de 10 anos a descer do ônibus escolar e abandoná-la sozinha em uma estrada como forma de puni-la pela bagunça no veículo não é a conduta qu se espera de um professor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: