INCENTIVO AOS PROFESSORES

Jornal Editorial -Agora – 6-11-2010

É boa a iniciativa da Prefeitura de São Paulo de conceder benefícios maiores para professores em área mais pobres e em escolas que tenham dificuldade de atrair docentes.

Uma lei propondo gratificações específicas, por local de trabalho já existia, desde 2007. Mas faltava regulamentá-la.

Para colocá-la em prática, a Secretaria Municipal da Educação negocia com os sindicatos o valor do adicional, próximo a R$ 160.

O critério para concedê-lo será o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da região. Os piores índices estão nas periferias mais pobres, onde as escolas em geral são mais precárias e a qualidade do ensino, pior.

Um ciclo vicioso se forma: uma escola de pior qualidade afasta os estudantes, já desestimulados de comparecer às aulas.

Garotos pobres acabam abrindo mão das oportunidades que mais anos de ensino poderiam lhes oferecer. Sem estudo e sem opções, terminam por aceitar trabalhos que pagam pior.

Faz sentido, portanto, que essas escolas da periferia recebam uma atenção especial do poder público. É preciso estabelecer políticas que possam equiparar por cima o nível de ensino em toda a cidade.

Atrair melhores professores para ensinar nas regiões carentes, por meio de benefícios financeiros, é apenas o primeiro passo.

É preciso fazer a mesma coisa com os diretores das escolas. Deveria ser um desafio, aos mlehores entre eles, tornar colégios hoje quase abandonados em centros de excelência.

Uma educação melhor é o caminho para oferecer oportunidades mais dignas para milhares de crianças e jovens em dificuldades.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: