PRESIDENTE INAUGURA QUADRO NA TV WEB DO CPP

O presidente do CPP, Professor Zé Maria, inaugura novo quadro na TV WEB da entidade: “Prazer em conhecê-lo”. O programa aborda o perfil de educadores

Você realmente conhece o presidente do CPP, o seu pensar e agir como profissional, marido, pai e avô? E os seus valores? E o que o amedronta? E seu conceito a respeito do amor? Qual a sua melhor lembrança, e o seu objetivo maior, você sabe qual é?

Num quadro audacioso, “Prazer em Conhecê-lo”, que a Secretaria de Comunicação do Centro do Professorado Paulista (SECOM/CPP) lançou, nesta quarta-feira (17/8), o jornalista Alexandre Marcus entrevistou o professor José Maria Cancelliero. Nesta entrevista, o presidente revelou tudo. Não escapou nada. Esta é uma ótima oportunidade de conhecer melhor a pessoa a quem coube a missão de capitanear a entidade.

O programa tem como objetivo principal apresentar o perfil pessoal e profissional de educadores que fizeram e fazem diferença na educação do Estado de São Paulo. Em um cenário diferenciado, o entrevistador aborda curiosidades e a caminhada realizada pelo convidado ao longo da sua história em prol da educação. O quadro é apresentado pelo jornalista Alexandre Marcus e tem duração aproximada de 15 minutos. “Nós temos verdadeiros ícones da educação no Estado de São Paulo, pessoas que conseguiram deixar a sua marca em benefício da Categoria. Procuramos conhecer além da vida profissional e, com muito respeito, entramos na vida pessoal do nosso convidado. Nada melhor do que inaugurar o quadro com o presidente do CPP, professor Zé Maria. Sua história é um verdadeiro exemplo para os jovens educadores”, explica Marcus.

Tópicos importantes da entrevista inaugural

Restituição da qualidade do ensino para o povo paulista
“Creio que é de suma importância todas as classes terem sua representatividade. Antigamente, a escola pública era muito boa. Era superior à particular porque os seus estudantes produziam os melhores resultados. A escola pública foi decaindo por falta de investimento. Outro fator que contribuiu para a decadência foi o aumento exagerado do ingresso de alunos sem que houvesse investimentos para melhorar a sua estrutura. Vivemos a recordar a qualidade que havia no passado. Por isso, nós, do CPP, lutamos para restituir a qualidade do ensino para o povo paulista e devolver a dignidade ao professor. É preciso devolver, aos que militam na seara da educação, o orgulho em ser professor, como tínhamos, há tempos atrás.”

Alexandre Marcus – Em sua opinião, a educação no Estado de São Paulo vai bem?
Professor Zé Maria – Enquanto o Brasil não priorizar a educação, vamos ficar patinando na economia, na segurança, e nos demais setores. A categoria está no caminho certo. Quem está na contramão é o poder público, que não vê a educação como prioridade. No mundo inteiro, vemos que os países mais avançados priorizam os seus investimentos na educação. A educação é tudo. Nosso maior problema é que o poder público abandonou os que mais precisam dele. Os mais abastados, procuram as escolas e faculdades particulares. Se continuarmos assim, o Brasil precisará importar mão de obra especializada.

Alexandre Marcus – A SECOM/CPP entrevistou alguns jovens com o objetivo de saber se a vocação para professor anda em alta. A realidade é desanimadora e preocupante. A maioria dos jovens não quer seguir a carreira do magistério. Qual a sua opinião a respeito?
Professor Zé Maria – O Brasil não oferece nenhum atrativo para que o jovem ingresse no magistério. A respeito da rejeição dos jovens ao magistério, penso que é muito preocupante. Nos países desenvolvidos, os melhores alunos são escolhidos para dar aulas. O Brasil não oferece nenhum atrativo para que o jovem ingresse no magistério. Como é que um jovem, com nível universitário, vai poder encarar uma vida economicamente independente, ganhando R$ 1.026,00 por mês? É natural que procure uma profissão mais lucrativa.

Na entrevista, o jornalista Alexandre Marcus pergunta sua opinião a respeito de alguns pontos que são cruciais para a educação

Investimento na Educação – É o meu lema. Assim que assumi a presidência do CPP, estampei, logo de cara, no Jornal dos Professores, a seguinte mensagem: “Senhores governantes, Educação é investimento”. É inadmissível que os gestores públicos engessem o orçamento e não deem prioridade para a Educação.

Escolas em tempo integral – Sem dúvida nenhuma, é o futuro. Porém eu me lembro de experiências no passado que não deram certo. Mas isso porque a estrutura oferecida não era suficiente para dar assistência aos alunos. No final das contas, os estudantes tinham as mesmas horas de estudo, e nas demais ficavam brincando no pátio. Neste aspecto, as escolas públicas ainda estão engatinhando. É preciso mais do que ensinar a ler e a escrever.

Salários dos professores – É uma meta da entidade. Há décadas, o professor era bem remunerado e respeitado. Com o passar do tempo, o prestígio foi caindo, especialmente na área financeira. Nós, do CPP, estamos na luta para que o professor volte a ser reconhecido pelo seu fundamental papel como formador de opinião e de cidadãos. Para isso, precisa sempre estar atualizado, fazer cursos, comprar livros, especializar-se cada vez mais. Ele é um profissional que forma cidadãos.Mas como fazer isso com o salário que recebe?

Conciliar a vida familiar com as atividades de presidente: uma questão de prioridades.
Nunca pensei em ser presidente do CPP. Mas, hoje, eu sou. Para mim, é difícil, de fato, conciliar a vida de administrador da maior entidade de classe do país, de marido, de avô, de amigo, mas é possível. Consigo definir as prioridades e cumprir a missão de presidir o CPP. Nunca deixo de dar atenção a todos, à minha família e aos meus amigos.

Bate Pronto revela os valores do presidente do CPP
Objetivo – ser útil
Uma boa lembrança – minha carreira
Medo – de nada
Amor – nunca perdê-lo
Perdão – quando possível

Arrependimento
– não faz parte do meu prontuário
Orgulho – da minha família
Defeito – deixo para os outros
São Paulo por São Paulo– A locomotiva do Brasil
Uma frase: Tudo pela Educação

Assista ao vídeo

SECOM/CPP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: