ROTARY PROMOVE MUTIRÃO DIGITAL

Voluntários capacitam professores para incluir aulas de internet e tecnologia nos programas pedagógicos

“Vivemos na era da informação, da tecnologia cibernética e das redes sociais. Diante desse contexto, é um privilégio atuar na capacitação de professores de escolas públicas e participar desse programa de voluntariado”. Estas palavras refletem o sentimento do educador Jorge Alves, funcionário da Fundação de Rotarianos de São Paulo e voluntário no Mutirão Digital, programa mantido pela entidade e que visa à inclusão digital.

Lançado em 1998, pela Fundação de Rotarianos de São Paulo, o Mutirão Digital tem como missão capacitar professores da rede pública de ensino básico e fundamental para a utilização da internet, como ferramenta pedagógica, em sala de aula.

O programa é estruturado em cima do trabalho de educadores voluntários e colaboradores da Fundação de Rotarianos de São Paulo e suas mantidas: Colégio Rio Branco, Escola para Crianças Surdas Rio Branco, Centro Profissionalizante Rio Branco e Faculdades Integradas Rio Branco. Trata-se de uma metodologia orientada que valoriza a educação à distância semipresencial.

São oferecidas capacitação básica presencial e atividades complementares orientadas para a criação de projetos no ambiente Moodle — plataforma digital de relacionamento, de ensino e aprendizagem utilizado e disponibilizado pela Fundação de Rotarianos de São Paulo.

“A garantia de qualidade dessa iniciativa fica sob a responsabilidade da competência de educadores funcionários das instituições mantidas pela Fundação, que, não por coincidência, são os mesmos trabalhadores voluntários que tornam possível o projeto”, comenta Farias.

De 2006 até 2009, o projeto beneficiou 42 escolas da rede pública de ensino e formou 220 professores para uso da Internet como ferramenta pedagógica. O próximo mutirão será realizado nos meses de setembro e outubro. “Nosso trabalho combina a solidariedade do voluntariado com a necessidade de especialização do docente do ensino público e beneficia crianças e jovens estudantes”, comenta.

Para ser voluntário do mutirão, basta ter conhecimento na área de TI. A carga horária do trabalho quem define é o próprio educador.
Sobre o programa

O Mutirão Digital, da Fundação de Rotarianos de São Paulo, fica na Avenida Higienópolis 996 – Higienópolis – São Paulo (SP). Para obter mais informações sobre inscrição e o calendário dos cursos de informática e sobre o programa de voluntariado da entidade, basta ligar para o telefone (11) 3829-2881 ou acessar a página da fundação na internet: http://www.frsp.org.

Fonte: Diário de São Paulo – 19-07-2010 –caderno Solidários
SECOM-CPP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: