I FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE OLÍMPIA

Professores da rede municipal são capacitados em Fórum de Educação

Mais de trezentos educadores da rede municipal participam do I Fórum de Educação de Olímpia com o tema: “Educar é Transformar Vidas”, na sede regional do Centro do Professorado Paulista (CPP). Sob a direção da professora Elza Elzira Sacchetim, o evento que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Prefeitura Municipal de Educação, irá até 10 de novembro.

A proposta é oferecer uma ampla reflexão acerca das práticas educativas e da importância do educador como responsável pela formação de cidadãos éticos, comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. “Os professores terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos para aplicar em sala de aula” , ressaltou Elza Sacchetim, diretora regional do CPP de Olímpia.

Doutores e mestres, com ampla experiência profissional, realizarão palestras com temas atuais que proporcionarão aos docentes imprescindíveis conhecimentos para uma atuação competente no processo de ensino-aprendizagem.

Abertura do Fórum – O I Fórum de Educação teve início em 7 de julho e contou com a presença da pedagoga, psicopedagoga e especialista em Alfabetização e Arte Educação, Zélia Cristina Lazaretti que também é formadora do programa “Estrada para a Cidadania”, desenvolvido pela Via Oeste, e sempre presente no programa Ação Global, da TV Globo, com o tema “A Arte de Encantar”. A educadora sensibilizou a plateia por meio de um olhar diferente frente a tantos alunos com histórias tão diferentes. Seus fantoches foram uma atração a parte. “Um olhar pode mudar uma história. Eu tinha tudo para ser fruto da exclusão, família, pobre, pai alcoólatra. Um professor me notou e mudou a minha história. A arte de encantar é a arte de envolver”, declarou Zélia.

“É uma satisfação realizar esse Fórum de Educação. Sem dúvida, uma grande oportunidade para ampliação dos conhecimentos e troca de aprendizagem para todos”, pronunciou-se em seu discurso, Eliana Bertoncello, Secretaria Municipal de Educação de Olímpia.

Referindo-se aos recentes índices divulgados pelo IDEB, a respeito da educação municipal o prefeito, Eugênio José Zuliani (Geninho), declarou estar orgulhoso em saber que a Educação caminha para a meta que foi planejada há um ano e meio. “Estamos todos juntos, entre acertos e falhas investindo fortemente na Educação, na capacitação do professor e no material didático. A nota do IDEB, além de ter ultrapassado a anterior, de 2007, atingiu a meta dos próximos dois anos. Para concluir disse: “Estou muito feliz com a Educação Municipal de Olímpia”.

Palestras apresentadas: 8/7 – “O Papel da Ética na Educação”, com a professora Carmen Júlia Skrepnek Pereira, mestre em educação, pedagoga, especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas; 14/7 – ocorreu o Mini-Curso “Fundamentos da Neuropsicologia da Aprendizagem”, com o expositor e professor José Meciano Filho (Nino Paixão), doutor em neurociência pela UNICAMP, bacharel em Ciências Biológicas, diretor da Faculdade de Medicina da PUCCAMP.

PRÓXIMAS PALESTRAS

18/8 – quarta-feira –  às 19 horas – “A Educação para escola inclusiva e a pedagogia para as diferenças” – Profa. Magali Aparecida de Oliveira Arnais – Mestre em Educação – UNICAMP. Área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores – Inclusão Escolar, Metodologias alternativas e Avaliação. Aperfeiçoamento/Especialização em Deficiência Visual e Surdez – FCM – CEPRE – UNICAMP e em Orientação Educação – IAE-SP. Coordenadora Psicopedagógica da Creche da Unicamp. Pesquisadora do LEPED -UNICAMP.

09/9 – quinta-feira – às 19 horas – Oficina: “Aprendizagem Cooperativa” – Prof. Eduardo Kopp – Psicólogo, Consultor de Empresas atuando em Programas de Qualidade e Talentos Humanos, Pós Graduado em Jogos Cooperativos, Facilitador de Grupos e focalizador de danças circulares. Professor de Pós-Graduação em Desenvolvimento do Potencial Humano – PUC Campinas.

07/10 – quinta-feira – Palestra: “Desenvolvimento moral da criança: Teoria e prática ou autonomia como finalidade da Educação” – Profa. Dra. Luciana Caetano -Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano – USP, Especialização em PROEPRE – Fundamentos Teóricos e Prática pedagógica – UNICAMP, Especialização em Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas, Aperfeiçoamento em Ética, Moral e Afetividade no Cotidiano Escolar pela UNICAMP.

13/10 – quarta-feira – às 19 horas – Palestra: “Como desenvolver em uma escola pública um ensaio de qualidade” – Dr. Celso Antunes – Bacharel e Licenciado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Mestre em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Especialista em Psicopedagogia e Inteligências e Cognição, Especialista em Técnicas de Ensino e Aprendizagem. Já publicou mais de 200 obras.

10/11- quarta-feira – às 19 horas – Apresentação Teatral – “Cartas ao Professor” – Ator e Professor Silvionê Chaves – Sinopse: Um professor dá sua última aula para alunos que estão prestes a receber seus certificados para ingressarem no magistério. Partindo do ditado latino que diz “prima non data e a última abreviata”, ou seja, a primeira aula do ano não se dá e a última se abrevia, ele aproveita esse último encontro para partilhar um pouco de sua história e o conteúdo de algumas cartas. Essas marcaram profundamente sua vida e foram como uma bússola, guiando-o pelos caminhos do magistério.

Serviço:
Informações: Secretaria Municipal de Educação
tel: (17) 3279-2300

Local do evento: Sede Regional do CPP de Olímpia
R. São João, 731 -centro
Fones: (17) 3281-7145/3281-5214

Fontes: Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal de Educação

SECOM/CPP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: