PROJETO “POETAS INOCENTES” LANÇA V LIVRO NA BIENAL

Quando alunos e professores se transformam em escritores

Parece história de faz-de-conta. Mas, felizmente, é realidade.

Com a iniciativa do Professor Gerson Lourenço da Silva, “Poetas Inocentes” é um projeto que, desde 2000, descobre, desperta e divulga poesia nas escolas estaduais, lançando obras de alunos e professores, alcançando sucesso absoluto em diferentes estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Em Franco da Rocha, na grande São Paulo, o Projeto “Poetas Inocentes” conquistou a Escola Estadual Elvira Parada Manga. Com apenas seis meses de trabalho, o idealizador do projeto não esconde seu orgulho em ter participado da Bienal de Minas Gerais, no mês passado, quando lançou o V livro “Poetas Inocentes“, com poesias de alunos, professores de escolas municipais, estaduais, particulares e universidades de todo o Brasil.

Foi nesta escola que a Secretaria de Comunicação (SECOM) do Professorado Paulista (CPP) – teve a oportunidade de conversar com o professor Gerson e conhecer tudo acerca do “Poetas Inocentes”. O idealizador explica que o sucesso é tanto que já pensa em ampliar o leque de atividades, implementando teatro, cinema e reportagens.

Professor de Língua Portuguesa, o professor Gerson leciona numa escola que possui sete salas do ensino médio. No total são 350 alunos. Na hora de selecionar os melhores, somente 12 entraram no livro. Esclareceu que na primeira etapa  foram escolhidos 40 trabalhos. “Depois nos reunimos com os coordenadores de todo o Brasil – para que pudéssemos escolher e conduzir o livro”, disse o professor.

“Poetas Inocentes” é uma ideia que tem dado certo há dez anos. Na escola Dr. Genésio de Almedia Moura, foi desenvolvido um festival de música com um tema sobre a paz. Do festival, foram selecionadas 4 músicas de alunos gravadas em um CD intitulado “Sino da Catedral” e, alunos, professores e membros da comunidade escolar na gravação.

A diretora ressalta: “é satisfatório ser dirigente e ter uma equipe pedagógica motivada a trabalhar, que incentiva os alunos a participar de um projeto cultural. E por quê não? Quem sabe amanhã podem vir a ser escritores”. Quanto ao professor Gerson – diz que é uma benção ter vindo trabalhar nesta escola”.

Adolescentes contam que se animam em participar e dar autógrafos dos seus próprios livros: Dayara Soares da Silva, 17 anos, cursando o 3o ano do ensino médio, que é autora do Poema “Casal” – declarou que, pela primeira vez, vai poder participar de uma Bienal do Livro em São Paulo. Já a estudante Talita Santana, 16 anos, cursando o 3o ano do ensino médio, que tem seu poema “Mulher”, na página 100 do livro, quase não conseguiu falar, tamanha a euforia em participar do projeto.

Lançamento do V livro – Em sua quinta edição, o livro terá duas faces: de um lado, Poetas Inocentes, Volume V, com poesias de alunos. Do outro, Poetas Inocentes Master, livro dedicado às obras de professores e poetas. O quinto volume da antologia poética reúne trabalhos de 100 docentes e 47 estudantes. Professores e alunos de seis escolas da rede estadual paulista estão entre os autores do V volume do livro “Poetas Inocentes”, que acaba de sair do forno e chega às livrarias.

Entre as escolas  que participam da antologia poética estão a Escola Estadual Professora Elvira Parada Manga e a EE Kátia Maria Tarifa Leme Tonelli, ambas de Franco da Rocha; a EE Albino Fiore, localizada em Caieiras; a EE Professor Jefferson Soares de Souza, de Jumirim,; a EE Professor Jair Toledo Xavier, localizada em Brasilândia (zona norte da capital); e a EE Homero Alves, de Franca.

Cerca de mil exemplares estão à venda, ao custo médio de R$ 21,90. O livro é comercializado em algumas livrarias e também por meio do site do projeto: http://www.poetasinocentes.com.br. Para o coordenador, Gerson Lourenço, o projeto apresenta publicações e divulga a arte literária cooperativamente, incluindo poesias, contos, crônicas, fábulas, romances, desenhos ilustrativos, músicas em livro ou no CD Poetas Inocentes para todo o Brasil, com um material próprio e inédito.

Lançamentos do V Livro “Poetas Inocentes”, em São Paulo
Dia: 11/08 – Livraria Cultura -Shopping Center Bourbon
Horário: das 19h30 às 21h30
R. Turiassu, 2100, Pompéia – Próximo ao SESC Pompéia

Dia: 19/8 – Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Horário: das 17 às 19 horas
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo-SP
Tel: (11) 2226-0400

Para participar do Projeto “Poetas Inocentes” basta acessar www.poetasinocentes.com/
http://poetasinocentes3.blogspot.com

Assista ao vídeo

SECOM/CPP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: