O que dá certo em educação?

Revista Época -12-07-2010-página 42 – Época convida leitores e especialistas para discutir os problemas do ensino e as políticas que dão bons resultados nas escolas do país – Cajuru, cidade de 24 mil habitantes no interior de São Paulo, tem as melhores escolas de 1a a 4a série do país. A excelência da pequena rede foi revelada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), avaliação da qualidade do ensino no país feita pelo Ministério da Educação. O indicador combina resultados de provas de matemática e língua portuguesa com o porcentual de aprovação dos alunos. Cada escola, cidade e Estado tem uma nota de 0 a 10 e uma meta para cumprir. Das 43 mil escolas avaliadas em 2009, só 19 conseguiram tirar nota acima de 8. Seis estão em Cajuru.

A meta para o Brasil é chegar a 2021 com nota 6, a média dos países desenvolvidos. Hoje, menos de 10% das escolas conseguem tirar 6 ou mais.

Segundo a secretária de Educação de Cajuru, Isabel Ruggeri Ré, a explicação para o sucesso do município paulista é a combinação de quatro fatores: orçamento alto para a educação (30% do total municipal, enquanto a lei determina 25%), qualificação dos professores, reforço escolar e envolvimento dos pais.

Nos próximos anos, o desafio dos poderes públicos e das autoridades será reproduzir experiências assim pelo país. Como aproveitar as lições como as de cajuru em cidades maiores ou mais pobres?Quais são as políticas que dão certo? Quais não funcionam? Quais ações melhoram o ensino no longo prazo e quais miram apenas resultado em ano eleitoral? Como o próximo presidente deve conduzir as políticas de educação para garantir que o ensino melhore em todas as escolas?

Essas são algumas das questões na pauta do Época Debate Educação, parte de uma série de eventos sobre os temas mais importantes do país que devem constar na agenda do próximo presidente. O debate, aberto a todos os interessados, será no dia 20 de julho na sede da Editora Globo, em São Paulo. Os debatedores serão o educador José Marcelino de Rezende Pinto, da Universidade de São Paulo, a socióloga Maria Helena Guimarães de Castro, ex-secretária de Educação de São Paulo, e o economista Reynaldo Fernandes, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e criador do Ideb.

Época já promoveu debates sobre segurança e saúde. Até outubro, serão mais dois: política externa e o papel do Estado. Todos são gravados e transmitidos ao vivo pelo site epoca.com.br.

No topo do ranking – as notas das melhores escolas, redes municipais e redes estaduais, segundo o Ideb

Melhores escolas da 1a à 4a: Escola Municipal Aparecida Elias Draibe – Cajuru (SP) 9,0; Esc. Municipal Andre Rugger – Cajuru (SP) 8,8; Esc. Municipal Bairro Dom Bosco – Cajuru (SP) 8, 8; Esc. Estadual Dom Bosco – Eirunepe (AM) 8,7; Esc. Municipal Mousart Alves da Silva -Cajuru (SP) 8,5.

Melhores redes municipais da 5a à 8a – São José do Cedro (SC) 6,8; Jeriquara (SP) 6,6; Aceburgo (MG) 6,3; Cajuru (SP) 6,1; Novo Horizonte (SP) 6,1.

Melhores Estados em ensino médio: Paraná -3,9; Rondônia 3,7; Santa Catarina 3,7; Minas Gerais 3,6; São Paulo 3,6.

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep) – (1) nota da rede pública estadual, não inclui escolas privadas.

Época debate – Educação – Participação: José Marcelino de Rezende Pinto – Educador da USP – Maria Helena Guimarães de Castro – Socióloga, ex-secretária de Educação do Estado de São Paulo; Reynaldo Fernandes – Economista, ex-presidente do Inep, órgão de avaliação ligado ao MEC.

data: 20 de julho (terça-feira)

Horário: 15 horas

Local: Editora Globo

Endereço: Av. Jaguaré, 1.485 – 7o andar,

São Paulo-SP

Inscrições: Tel. (11) 3767-7325 ou pelo site epoca.com.br/Inscrições

(As inscrições serão feitas até o limite de vagas do auditório, que tem capacidade para 92 pessoas).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: