O ECA EM AÇÃO NA EE PROFESSORA OLGA BENATTI

Projeto: Sala de Aula e Aprendizagens Significativas.
Tema: Despertando para Valores Humanos.
Realização: Escola Estadual “Professora Olga Benatti”, Diretoria de Ensino da Região Centro Sul.

Com o olhar voltado para a disseminação do ideal democrático: o respeito às diferenças que exige negociações diárias cada vez mais complexas, a equipe da escola traçou as justificativas do projeto que tem como tema: “Despertando para Valores Humanos”.

Os conflitos que vão desde simples pilhérias ás agressões verbais, físicas ou depredações, não são fáceis de serem resolvidos. A legislação nem sempre é suficiente para orientar como resolver conflitos, os especialistas: psicólogo, psicopedagogo e/ou orientador educacional não fazem parte da equipe, tornando a atuação do professor na mediação de conflitos fundamental.

Contudo, a equipe escolar constatou ao analisar a sua própria atuação, bem como a dos pais e estudantes, enquanto mediadores para a resolução dos conflitos, que não se encontravam preparados para gerenciarem os conflitos que permeavam seu dia-a-dia.

Pensando no objetivo do projeto: possibilitar a cultura do diálogo, do trabalho no sentido de despertar valores humanos e, tendo em vista as dificuldades analisadas, decidiu-se usar a metodologia da mediação dos conflitos, ou seja, intervir nos problemas de indisciplina e/ou violência, com vistas a possibilitar a cultura do diálogo, sem a preocupação de buscar inocentes e/ou culpados, ganhadores e/ou perdedores.

Esse enfoque ressalta outro objetivo, o de mudar o paradigma do “quem é o culpado?” para o da responsabilidade e co-responsabilidade. Como está explícito no projeto: “Quando há responsabilidade, há reparação, pois a culpa não resolve nada, apenas paralisa e exclui. A co-responsabilidade leva à reparação por meio da ação do que foi feito. Culpa ou castigo envolve exclusão e rótulos, a responsabilidade não”.

Uma vez que o respeito, a responsabilidade e a cooperação são entendidas como fundamentais, “o professor não pode ser o único protagonista e considerar que não está sozinho nesse processo, por essa razão deve trabalhar em equipe”. De que forma? Desenvolvendo habilidades em gerenciamento de conflito, contribuindo para a construção de uma comunidade na qual os alunos queiram e sejam capazes de uma comunicação aberta.
Para tanto, todos na instituição estão empenhados em ajudar os alunos a:

Desenvolverem uma compreensão melhor da natureza dos   sentimentos, capacidades e possibilidades humanas;
Compartilharem seus sentimentos e serem conscientes de   suas próprias qualidades e dificuldades;
Individualmente, desenvolver autoconfiança em suas habilidades;
Pensar criativamente sobre os problemas e começar a prevenir e solucionar conflitos.

Como? As habilidades são trabalhadas por meio de roda de conversa, música, vídeo, leitura compartilhada, teatro e gincana cultural, entre outros.

A iniciativa reduziu o número de alunos que antes, eram levados até a direção da escola para serem punidos. Essa é a avaliação que a equipe faz do projeto em andamento.

A avaliação positiva levou a comunidade escolar à nova proposição: “Para cada nova descoberta científica, nova invenção tecnológica, nova transformação cultural, inventaremos uma nova maneira também de superação e aprimoramento pessoal”. Esses são os propósitos registrados no projeto construído por toda a comunidade da Escola Estadual “Professora Olga Benatti”, enfatizada na declaração: “Desta forma, acreditamos que, a mediação é na verdade uma nova maneira de recriar um espaço de aprendizagem de antigos valores. Valores essenciais ao bem estar, felicidade e harmonia do Homem”.

O projeto foi apresentado 7º Fórum da Educação, pelo vice-diretor professor Paulo Baptista e pela professora coordenadora Daniela Romero, durante a Oficina: “Como a escola pratica a resolução de conflitos”.

A Dirigente Regional de Ensino, professora Maria Izabel Faria, fez abertura do fórum promovido pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, pela Diretoria Centro Sul e Oficina Pedagógica.

Assista ao vídeo

SECOM/CPP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: