O ECA É A FAVOR OU CONTRA O PROFESSOR? DEBATE VIRTUAL DO CPP – PARTICIPE!

O ECA é a favor ou contra o professor?

A escola não é uma ilha no seio da sociedade, ela tem um papel importante na formação do aluno e, consequentemente, de todos os cidadãos. Sabemos que a escola não pode tudo, há limites, contudo, não podemos perder de vista que o seu papel é o de ensinar com qualidade, o de contribuir para a formação do sujeito consciente dos seus direitos e deveres.

Educar com vistas à construção, na escola, de uma cultura que objetive a formação de crianças e jovens que vivam e exerçam a cidadania de forma consciente, democrática, participativa, no espaço da instituição e na sociedade, é sonho de todo profissional da educação. Esse sonho sempre nos remete à questão dos direitos e responsabilidades que, por sua vez, trazem as dúvidas: o que é certo? O que é errado? Como agir? Segundo quais critérios? Como propiciar ao estudante a vivência e o protagonismo de sua história enquanto cidadão?

Algumas vezes, optamos por “encaminhar” à polícia, ao médico, ao psicólogo, ao advogado aquelas questões. Mas, agindo assim, não estaremos abrindo mão do nosso papel de educador, do nosso sonho? Outras, vinculamos as respostas daquelas questões à lei, entendida, basicamente, como punição. Será que essa perspectiva não nos impede de entendê-la em um contexto diferente? Não dificulta entender que, por melhor que seja a lei, ela não pode prescindir da atuação de todos para que, de fato, apresente-se como um instrumento de ação transformadora e de garantia de possibilidades aos seus destinatários?

Tornar o nosso sonho, de FORMAR CIDADÃOS, realidade, pede a reflexão sobre os nossos ideais, nossas crenças, tendo como foco o nosso ofício: qual mundo temos apresentado aos nossos estudantes? Quais de suas interfaces temos ressaltado em nossas aulas? Qual história queremos legar para as novas gerações? De que forma expressamos a nossa esperança e responsabilidade pela construção de um mundo melhor? Como entendemos as leis nesse contexto?

As Constituições Federal e Estadual, o Estatuto da Criança e do Adolescente e demais leis precisam ser divulgadas, estudadas e debatidas, sem que nos esqueçamos que todas as pessoas estão sujeitas a elas, que as leis mudam à medida que muda a própria sociedade, e que sua efetivação impõe a cada um o exercício constante da construção consciente, democrática, participativa da CIDADANIA.

Agora é a sua vez, dê a sua opinião:
“O ECA é a favor ou contra o professor?”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: