NESTA ESCOLA, O MELHOR DA COPA É APRENDER

NESTA ESCOLA, O MELHOR DA COPA É APRENDER

Como é uma bola quadrada? E o que tem a ver Portinari com futebol?

Os alunos de uma escola municipal de Diadema sabem disso e muito mais porque lá foi implementada a Copa do Mundo como tema de projeto pedagógico.

A Secretaria de Comunicação (SECOM), do Centro do Professorado Paulista (CPP), não perdeu tempo e foi conferir de perto a experiência desenvolvida pela Escola Municipal Dr. Mário Santalúcia, do Jardim Ruyce, que está influenciando os alunos do 3º ano do ciclo inicial de forma ímpar, utilizando o futebol para ensinar em sala de aula.

Empenhada, e com apenas seis meses de trabalho nesta escola, a professora Silvana Croos Bezerra usa sua criatividade e supera expectativas com o projeto “Sequência Didática Copa do Mundo 2010”. Com base em uma experiência pedagógica desenvolvida por estudantes com idade média entre 7 e 8 anos, o tema é inserido nas aulas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências com resultados positivos nos estudos.

Iniciado em abril deste ano, o projeto era aplicado em uma sala com 32 alunos. Com o apoio de professores que atuam na escola, o projeto foi estendido à 198 crianças do 3º ano do ciclo inicial. Desde então, tornou-se um caderno didático de 54 páginas com conteúdos ligados ao campeonato mundial de futebol que aborda todas as disciplinas trabalhadas nas aulas, como música, Texto Jornalístico, Cruzadinha, Regra de Jogo, Hino Nacional, animais da África, curiosidades a respeito da bola, poemas e arte. A proposta tem o apoio do Departamento de Formação e Acompanhamento Pedagógico da Secretaria de Educação da cidade.

De acordo com a idealizadora do projeto, a professora Silvana Croos, “o resultado é extremamente positivo. Os alunos estão entusiasmados com o clima da Copa, por isso se interessam por tudo que esteja ligado ao assunto . O número de falta diminuiu. O entusiasmo é tanto que eles trazem novidades todos os dias”. Na Geografia, os assuntos são interligados com a apresentação dos países participantes da Copa, da localização da sede e dos continentes. Em História, os professores da escola analisam a cultura, os costumes e curiosidades da África do Sul. Na Língua Portuguesa acontece a parte mais interativa do projeto, com a produção de textos jornalísticos para o ‘Noticiário da Copa’. Na arte incluiu-se o pintor brasileiro Cândido Portinari, e as crianças aprenderam recentemente que o artista adorava jogar “peladas” em sua cidade, Brodowski, no interior de São Paulo, e que foi inspirado nessa brincadeira de infância que o artista pintou “O Fubebol”, em 1935. A tela foi reproduzida e agora decora a sala de aula, enquanto a professora Silvana fala da biografia de Portinari mostrando a importância da arte por meio do futebol.

Jogos cooperativos e Educação Física também entram no projeto. Assim, a criatividade é instigada com questionamentos simples como, por exemplo: “E se a bola fosse quadrada?”. Para responder a essa pergunta, a professora Silvana apresentou aos alunos bolas de diferentes formas e tamanhos, como a de futebol tradicional, a de futebol americano, a de futebol de salão, a de basquete, vôlei, a popular bola de meia e as menores ainda, de tênis e ping-pong.

O que mais aguçou a curiosidade foi a “bola quadrada”, feita especialmente para as aulas. Além de utilizar a brincadeira para ensinar Geometria, os estudantes tiveram aulas práticas de esportes e exploraram as possibilidades de usarem uma bola tão diferente como a quadrada. Quanto a pergunta: existe bola quadrada?A aluna Cidel Cornélio Novaes, de 8 anos, com um sorriso no rosto responde: existe. E completa: “ foi a minha professora quem fez”.

Assista ao vídeo

SECOM/CPP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: