II ENCONTRO EDUCACIONAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

O Centro do Professorado Paulista (CPP) realizou o II Encontro Educacional dos Profissionais da Educação, como uma sessão de estudo com o tema: “A Gestão do Conhecimento e o Projeto Pedagógico da Escola”, na última sexta-feira (25/6).

A sessão de estudo, autorizada pela Secretaria da Educação, publicada no Diário Oficial de 19/6, pág. 65, foi conduzida pela professora Maria Claudia Junqueira. Segundo ela a implementação do Projeto Pedagógico em uma escola exige, inicialmente, que a equipe escolar, alunos e pais se organizem e participem de uma ampla discussão sobre quais são os princípios que todos defendem, quando a questão é a Educação e quais as demandas que a comunidade escolar acredita serem fundamentais para a formação dos estudantes.

O ponto crucial debatido na sessão de estudo foram as concepções pedagógicas adotadas na escola e como podem ser vistas no contexto mais amplo do cenário educacional, durante a discussão, os presentes ressaltaram que é o momento de responder muitas questões, entre elas: “Como está sendo feita a inclusão de todos os estudantes? Como está sendo utilizado o espaço na escola, os materiais didáticos, como está organizado o tempo? Estamos possibilitando boas vivências, experiências interativas entre todos os participantes da comunidade escolar?”

Os professores presentes apontaram, também, para a importância de se retomar a discussão em torno do currículo. Como as questões dos problemas de toda a ordem, estão sendo tratados? Como os conteúdos, o espaço escolar, as relações com a comunidade, sendo trabalhados para que o currículo seja dinâmico, flexível, transformando as vivências e práticas pedagógicas cotidianas?

Os diretores do CPP, presentes à sessão de estudo, ressaltaram a necessidade de um planejamento contínuo, avaliado processualmente, que objetive a construção de um projeto pedagógico inclusivo e democrático. Para isso, é preciso que todos na escola tenham consciência a respeito dos problemas apontados e de outros sugeridos ao longo do processo. O professor José Maria Cancelliero, presidente do CPP finalizou a sessão de estudo, lembrando que “quando se trata de formação profissional, não pode haver improvisações, mas, sim a discussão, a análise, as proposições fundamentadas por boas leituras que levem à concretização de uma orientação pedagógica que valorize todas as dimensões dos nossos estudantes”. Mais uma vez o presidente insistiu na necessidade de um grande investimento, tanto por parte do governo, como por parte de toda a comunidade escolar, na formação continuada na própria escola.

Em seguida, vários assuntos foram discutidos:

1) A professora Maria Claudia Junqueira comentou a respeito do andamento do ciclo de debates “Os 20 anos do ECA”, que esta sendo realizado desde o começo do mês de junho, no Portal do CPP. Profissionais de diferentes áreas estão sendo entrevistados pela (TV CPP) ou contribuindo para o debate com artigos no (Portal), inclusive, professores da rede de ensino, pública e privada.

Para participar desse debate virtual, basta acessar o Portal CPP. No Portal o internauta encontrará um banner – “Os 20 ANOS DO ECA” – onde poderá deixar seus comentários, sugestões e críticas, que posteriormente serão analisadas e respondidas pela Secretaria de Comunicação da entidade.

2) Departamento Jurídico – a Dra. Selma, diretora do Departamento, alertou sobre as notificações falsas que estão sendo recebidas por servidores públicos em nome da CAPEMI. Esclareceu que vários professores têem procurado o Departamento Jurídico após o recebimento de correspondência oriunda de vários estados, com timbre do Poder Judiciário. Na carta, são informados terem sido beneficiados com o pagamento de seguros. A diretora do Departamento Jurídico deixou bem claro que o judiciário não envia correspondência oferecendo valores, mesmo porque qualquer benefício apurado em processo é pago pelo advogado contratado pelo autor.

3) Procuradoria do CPP – O Diretor do Departamento, Edson Ribeiro, falou sobre o cronograma para o cadastramento de professores à docência. Foi disponibilizado um banner no Portal CPP para que o professor possa realizar consulta a respeito do assunto.

4) IAMSPE – A professora Célia Terranova Mauro, uma das representantes do CPP na Comissão Consultiva Mista do IAMSPE (CCM), esclareceu as principais mudanças em relação ao hospital, ao atendimento dos laboratórios e sobre a emissão das novas carteirinhas.

5) Participação do CPP na discussão da PEC 555/2006 – O presidente do CPP, José Maria Cancelliero informou que a Comissão Especial da Câmara dos Deputados foi instalada para discutir a Proposta de Emenda à Constituição número 555 de 2006. A emenda extingue a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados e pensionistas. Representantes do CPP estão participando da Frente Nacional São Paulo, com o objetivo de lutar pela aprovação da proposta.

6) CONAE/2010 e Plano de Educação da Cidade de São Paulo – Representantes do CPP participaram em todas as fases de construção da proposta para o Plano Nacional de Educação e Plano Municipal. A diretora do CPP, Rosely Arrojo, uma das delegadas da entidade, ressaltou  a importância da leitura, análise e discussão dos documentos finais das duas conferências. Os professores, após discuti-los com os colegas, poderão enviar as conclusões e propostas para que o CPP possa encaminhar, ao Congresso Nacional e à Câmara Municipal, emendas que atendam às reivindicações do magistério.

O documento final da CONAE/2010 está disponibilizado no endereço eletrônico: http:/conae.mec.gov.br/images/stories/pdf/pdf/doc base documento final.pdf.

Também esteve presente à reunião, uma equipe dos correios para divulgar a campanha de ajuda ao Hospital do Câncer de Barretos.

Finalizando a sessão de estudos o presidente do CPP ressaltou a importância da articulação na escola, de um projeto para a formação profissional em serviço, reafirmou a importância da participação de todos os profissionais da educação na discussão e proposição de sugestões aos Planos Nacional e da Cidade de São Paulo, bem como na luta pela aprovação da PEC número 555/06.

Assista ao vídeo

SECOM/CPP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: