Prova para professores

Editorial Jornal Agora – 26-05-2010-pág.A/3 – O governo federal resolveu criar uma prova nacional para avaliar os conhecimentos dos candidatos a professor no ensino fundamental e no médio.

É uma boa iniciativa, mas ainda não está claro como ela vai funcionar. As primeiras provas nacionais só devem ocorrer no ano que vem.

O governo do Estado de São Paulo já avalia os conhecimentos de seus docentes. Muitos professores, que se consideram experientes e capazes, sentem-se ofendidos por terem de se submeter a testes.

Mas só por meio de avaliações o poder público pode premiar os profissionais mais capazes e exigir melhor desempenho dos demais.

Talvez preocupado em agradar esses docentes, o Ministério da Educação afirma que não vai impor a prova a ninguém. Professores poderão optar se farão o teste ou não; e as secretarias de Educação dos Estados e municípios ficam livres para usar os resultados.

Fica difícil imaginar que opção terão os professores contrários a essas avaliações se os governos locais resolverem usá-las como critério de contratação.

O ideal é que o chamado Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente seja adotado em todo o país.

Além de contribuir para melhorar  o nível dos professores, seus resultados vão permitir comparações acerca do desempenho de docentes em diferentes Estados e municípios.

Será mais um instrumento útil para elevar a qualidade nas escolas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: