Procuram-se professores

Editorial Jornal Agora -27-05-2010-pág. A/3 – Faltam professores em São Paulo.

A Secretaria da Educação do Estado não informa quantos, nem em quais matérias, mas reconhece o problema. O sindicato dos professores afirma que a carência é “generalizada”.

O governador Alberto Goldman (PSDB) também admite a falta de pessoal, ao menos em uma disciplina. “Parece que ninguém quer ser professor de física”, comentou. “Não sei por quê.”

Como assim, governador? Faltam professores porque os salários são péssimos – e as condições de trabalho estão longe das ideais.

Um jovem que se forma hoje em uma boa universidade, em cursos como física ou matemática, tem inúmeras outras opções de emprego, onde certamente vai ganhar mais do que o Estado se dispõe a pagar.

A carência de profissionais é tão grande que o governo paulista teve que voltar atrás em medidas importantes e positivas que havia adotado.

Para melhorar a qualidade dos docentes, professores temporários passaram a se submeter a uma prova de seleção desde o ano passado. Como o número dos aprovados foi insuficiente, o Estado teve que convocar até os que ficaram abaixo da média.

Agora, até quem não tinha prestado o exame pode ser chamado a dar aulas.

Nessa toada, vai ser impossível elevar a qualidade da educação oferecida aos estudantes paulistas.

Se quer mesmo melhorar o ensino e valorizar os docentes, o governo não pode fazer o trabalho pela metade. É preciso cobrar qualidade, mas também pagar por ela.

Uma resposta para Procuram-se professores

  1. Guilherme André Giannasi disse:

    Carta assinada por Magali Aparecida Lovatto Nascimento (Manduri-SP) ,publicada no Painel do Leitor , da FOLHA DE SÃO PAULO ,nesta data (28/05/2010), sob o título EDUCAÇÃO , responde à pergunta do Governador com
    detalhes esclarecedores .
    Não pode deixar de ser lida!!!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: