Professor poderá passar por prova nacional

Fonte: Jornal Agora 25-05-2010-pág.A/11 -Avaliação, que deverá começar em 2011, não será obrigatória para os professores. Ministério da Educação fará consulta pública sobre assunto

Os professores que quiserem ingressar na rede pública de educação poderão ser submetidos a uma espécie de prova nacional antes. A criação do Exame Nacional de ingresso na Carreira Docente foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União” por meio de uma portaria.

As provas deverão ser aplicadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anualmente, a partir de 2011. Porém, os exames não serão obrigatórios. De acordo com o ministério, o professor poderá decidir se quer fazer a prova, bem como as secretarias de Educação dos Estados e dos municípios terão a chance de aderir ou não ao exame.

Caso o docente opte por se submeter à prova, ele poderá usar a nota que obtiver para ser aprovado em um concurso público. No entanto, para isso, a Secretaria de Educação que estiver oferecendo as vagas terá de aderir a essa posssibilidade antes. Se isso não ocorrer, de nada adiantará o professor ter realizado o exame nacional de ingresso.

Uma taxa será cobrada, mas o valor ainda não está definido. Poderá fazer a prova qualquer professor interessado em ingressar na rede pública de ensino e também os professores contratados que queiram ingressar em outra rede (por exemplo, quem quiser sair da rede municipal e ir para a estadual e vice-versa). Segundo  o Inep, a prova irá avaliar os conhecimentos, as competências e as habilidades dos docentes.

As competências obrigatórias que serão exigidas na avaliação deverão ser definidas especialmente para o exame. Para isso, está no ar, no endereço consultaexamedocente.inep.gov.br., uma consulta pública sobre o conteúdo que será exigido.

A Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria Municipal de Educação informaram que, por ser muito recente, ainda não decidiram se vão usar o exame em seus concursos.

Veja como será o exame

A prova – 1) O exame vai avaliar conhecimentos, competências e habilidades dos docentes; 2) As competências obrigatórias exigidas serão definidas especialmente para o exame e divulgadas anualmente pelo Inep; 3) O sistema de avaliação será semelhante ao do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio); 4) A prova será anual, em todo país; 5) O Inep será responsável pelo exame.

Como será – O exame não será obrigatório; Haverá uma taxa de inscrição para os interessados; Por enquanto, o valor da taxa ainda não foi definido; As Secretarias de Educação é que vão definir como usar as notas desse exame nos concursos para docentes; Porém, é o candidato que vai decidir se quer ou não usar a nota desse exame nos concursos.

Quem pode participar – Qualquer professor interessado em ingressar na rede pública de ensino; Professores que já atuam na rede pública e querem ingressar em outra rede (por exemplo, quem quer sair da rede municipal e ir para a estadual, e vice-versa).

Uma resposta para Professor poderá passar por prova nacional

  1. angela ferreira disse:

    estou aposentando sérá que posso participar da prova? estou disposta a fazer pois não pretendo parar de dar aulas, gosto muito do que faço.Acho que educação necessita de pessoas que gostem do fazem e não trabalhar só por dinheiro. abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: