23 de abril – DIA MUNDIAL DO LIVRO

Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar”, escreveu Castro Alves.

O povo brasileiro não consegue enxergar a literatura como entretenimento.

Ler não faz parte do seu dia a dia como televisão, futebol ou internet.

Essa capacidade fenomenal de fazer com que cidadãos transformem informação em conhecimento continua bem precária por aqui.

Saber ler e escrever deveria ser tão simples como ouvir e falar. Em terras brasileiras, enquanto as reais causas da pobreza e da exclusão puderem ser encobertas, e a ausência de uma política educacional estruturada se mantiver disfarçada, caberá ao brasileiro se distrair em frente à TV enquanto o seu País se descuida do ensino público e de seus profissionais.

Chamamos a atenção dos professores para que incentivem seus alunos a adquirirem o hábito da leitura por meio de pesquisas – portas abertas na extensão do conhecimento e na melhora inconteste da boa redação – e evitarem fornecer resumos ou apostilas elaboradas.

Não basta que haja livros. Não basta que haja cidadãos com mentes e mãos vazias. É preciso unir homens e livros para se formar um povo mais bem informado, instruído e consciente. Só assim teremos um povo lúcido, capaz de sustentar uma nação de primeiro mundo, inserido numa sociedade edificada com justiça e igualdade.

Lamentavelmente temos, hoje, o supremo mandatário da nação brasileira a repetir em seus “improvisos”, com todo o orgulho, que “nunca leu um livro”, e que “acha que ler é muito chato”.

Ainda bem que esta não é a regra. É a exceção.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: