São Paulo cai quatro posições em ranking salarial de docentes

Fonte: Jornal Agora – 1-04-2010- pág.A/4 – Levantamento considera o salário inicial do professor de rede estadual

A rede estadual paulista de ensino caiu quatro posições desde 2007 no ranking nacional de salários iniciais para professores da educação básica. Ocupa hoje a 14 colocação entre os 27 Estados. Já dentre os cinco com o maior número de alunos, está em segundo lugar.

O levantamento, feito pela reportagem, mostra que a hora-aula de São Paulo equivale à metade da de Roraima, que tem a melhor remuneração. No sistema paulista, o salário é de R$ 1.834 para 40 horas semanais. Foi considerada a remuneração inicial dos docentes com formação superior. Entre os cinco maiores sistemas de ensino, só o Paraná paga mais que São Paulo. Atrás vêm Rio, Bahia, e Minas Gerais.

Parte dos docentes paulistas está em greve há quase um mês. Eles querem reajuste de 34,3%. Desde 2008 não há aumento, e desde 2005 os reajustes estão abaixo da inflação.

A política implementada pelo governo Serra foi dar dinheiro extra aos docentes mais bem avaliados. A pasta diz entender “que valorizar o professor é o caminho adequado para melhorar a educação”. O governo não comentou o ranking. Sobre o reajuste pedido pelos grevistas, disse que desorganizaria as finanças do Estado.

Desde 2007, quando a reportagem fez o último ranking, ultrapassaram São Paulo os Estados do Espírito Santo, Amapá, Mato Grosso e Paraná.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: