Protesto terá coxinha contra Serra

Fonte: Diário de São Paulo-31-03-2010- No dia da prestação de contas do governador, professores vão fazer protesto irônico

Terá gosto de coxinha a despedida do governador José Serra, que faz hoje, às 15 horas, no Palácio dos Bandeirantes, a prestação de contas de sua gestão. Professores grevistas e sindicatos do funcionalismo público vão protestar distribuindo o salgadinho recheado com frango a partir do meio-dia, no vão livre do Masp, na Avenida Paulista. Os sindicatos alegam que o quitute é tudo o que é possível comprar com o vale refeição de R$ 4.

“Será um almoço de gala para marcar a despedida de Serra do governo. Haverá mesas com toalhas e até garçons para distribuir as coxinhas”, ironiza o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado (SindSaúde), Angelo D’Agostini, que também integra o Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal, que reúne 37 sindicatos e associações do funcionalismo público estadual.

De volta às ruas – Após o “almoço”, será realizada às 14h a assembleia dos professores, que estão em greve desde o dia 8 de março. De acordo com a presidente da Apeoesp, Maria Izabel Noronha, não estará em discussão o fim da paralisação. “Não houve contraproposta. A paralisação continua”, afirma.

Os grevistas reivindicam um reajuste salarial de 34% e a realização de concurso público. O governo informou que só negocia com o fim da greve.

O funcionalismo público estadual promete parar a cidade mais uma vez. Às 16h, professores e membros de sindicatos da saúde, da polícia, do judiciário e setores do governo sairão em caminhada, às 16h, pela Avenida Paulista. Desta vez, o destino será a Praça do Patriarca, em frente à Prefeitura. E não a Praça da República, na sede da Secretaria Estadual de Educação.

“Essa é uma manifestação de todos os setores do funcionalismo público e não apenas dos professores. Queremos aproveitar para mostrar para a população como é que o Serra está deixando o governo”, afirmou D’ Agostini. Ele lembra que hoje às 10h, profissionais da Saúde fazem uma assembleia em frente ao Secretaria Estadual de Saúde, em Pinheiros, Zona Oeste.

Despedida com balanço – A prestação de contas do Serra sobre sua gestão será hoje no Palácio dos Bandeirantes, às 15h, e deverá reunir secretários, aliados e representantes do PSDB. O evento é encarado como a despedida de Serra do governo, embora ele deva se afastar oficialmente do cargo apenas na quinta ou na sexta-feira.

O governador vai falar das realizações de sua administração, com destaque para obras como a expansão do metrô, a ampliação da Marginal Tietê e a construção do trecho sul do Rodoanel, alem de investimentos nas áreas de saúde, educação e habitação. Os últimos dias da administração Serra foram marcados por protestos. Na última sexta-feira, nos arredores do Palácio dos Bandeirantes, professores e Polícia Militar se enfrentaram. Segundo o governo, a greve tem motivação política.

Apesar disso, uma pesquisa do Datafolha, divulgada na última segunda-feira, mostra que Serra deixa o governo com uma avaliação positiva. Pelo levantamento, 55% dos entrevistados consideram a avaliação da administração tucana ótima ou boa, contra 11% que acharam ruim. Outros 32% disseram que o governo é regular e 3% dos entrevistados não responderam.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: