Professores – 44,5 mil serão promovidos

Fonte: Jornal da Tarde -1-04-2010 – No entanto, quase 19 mil profissionais não receberão, porque teto de 20% foi atingido

Mais de 44, 5 mil professores da rede estadual de São Paulo – 20% de um contingente de 223 mil – foram promovidos no primeiro ano do programa de promoção por mérito, anunciou ontem (31/3) a Secretaria da Educação. Eles foram os melhores classificados em uma prova e receberão 25% de aumento em relação ao salário inicial da categoria.

No entanto, mais de 20 mil professores que preenchiam os requisitos para a promoção – assiduidade, permanência numa mesma escola e nota 6 na prova- ficaram sem o benefício, pois o teto é de 20% da classe. “Para o ano que vem, se les se inscreverem, levam a nota deste ano. Mas também podem tentar para melhorar”, disse o secretário estadual da Educação, Paulo Renato Souza.

A prova será realizada todos os anos, mas a lei não garante que sempre sejam beneficiados 20% dos docentes. Os promovidos podem se candidatar a novos aumentos a cada três anos.

Para concorrer à promoção, o professor precisa estar na rede estadual há pelo menos quatro anos, ter poucas faltas, alto índice de permanência numa mesma escola, além de tirar nota igual ou superior a seis na prova.

Embora a maioria dos professores tenha optado por fazer o exame, o sindicato da categoria questiona o sistema na Justiça com o argumento de que o programa de promoção é inconstitucional, pois fere a isonomia da classe.

Discussão – A política de promoção com base apenas em uma prova escrita provoca polêmicas. “Pode-se ter um plano de carreira que leve em conta o conhecimento, mas dar aulas não é só isso, afirma o professor da faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) Ocimar Alavarse, que cita o coprometimento e a capacidade de conduzir um grupo. “O programa é desmoralizante para a classe, poque leva à leitura de que quem não foi promovido está entre os piores.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: