Professor terá reajuste de 25%

Diário de São Paulo – 1-04-2010-pág.13 – entrevista do professor José Maria Cancelliero – Presidente do Centro do Professorado Paulista (CPP)

Aumento será para 44.569 profissionais, que foram aprovados no Programa de Valorização pelo Mérito. A partir de maio, 44.569 professores, supervisores de ensino e diretores de escola da rede estadual vão receber um salário 25% maior.O anúncio foi feito ontem (31/3) pela Secretaria de Educação, que divulgou o resultado da primeira edição do Programa Valorização pelo Mérito. O reajuste será pago no dia 7 de maio (quinto dia útil do mês) e é retroativo a 1 de janeiro. Ontem (31/3), os professores fizeram um protesto por melhoria salarial.

As provas, realizadas nos dias 29 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro, tiveram 135.841 inscritos. Deste total, apenas cerca de 96 mil fizeram os exames e 81.526 foram aprovados (tiveram nota superior a 6). Porém, segundo as regras do programa, apenas 20% de cada categoria podem ser promovidos a cada ano. Conseguiram mudar de faixa salarial os professores que tiveram as maiores notas.

Para quem atingiu a pontuação, mas não teve o reajuste, a nota ficará válida para o exame do ano que vem, que deve ocorrer em julho de 2011. São 19.827 profissionais nessa situação. Os professores, porém, deverão manter os requisitos para participar do programa, entre eles estar na mesma escola há, pelo menos, quatro anos.

“Nós estamos estimulando o aperfeiçoamento do profissional, olhando para a qualidade, oferecendo uma carreira decente”, disse o secretário de Educação, Paulo Renato Souza. Segundo ele, o programa também combate a rotatividade dos professores nas escolas.

Os reajustes concedidos neste ano, segundo a secretaria, terão um custo anual de R$ 210 milhões. A categoria com mais profissionais que mudaram de faixa foi a PEB II (professores da 4a séria ao ensino médio), com 32.397 promoções.

As entidades de classe questionam. A presidente do Sindicato Apeoesp, acredita que a avaliação é excludente. “Divide a categoria. Se 20% ganham reajuste. Como ficam os outros 80%. O que precisaria era valorizar o nosso salário-base, que é muito baixo”, destaca. O presidente do Centro do Professorado Paulista (CPP), José Maria Cancelliero, diz que o aumento deveria ser melhor equilibrado. “25% é muita coisa. Era melhor dar só 5% para cada um do que dar 25% para poucos”.

Valorização pelo mérito – 44.569 – professores conseguiram o reajuste salarial;

Reajuste – Os professores aprovados terão aumento de 25%;

Quando vem – O novo salário será pago já na folha de abril, que é depositada no quinto dia útil de maio;

Acumulado – O aumento será retroativo a 1 de janeiro de 2010;

96.042 -servidores fizeram as provas no início do ano.

 

Anúncios

3 Responses to Professor terá reajuste de 25%

  1. Maria Beatriz disse:

    Onde está o retroativo a janeiro?
    No hollerith só consta o aumento referente ao mês de abril.
    Será que será pago em folha suplementar????

  2. Elizangela disse:

    No salário de abril só está o desconto dos dias de greve. Onde está o retroativo do aumento? Mais uma mentira?

  3. José Maria Seabra disse:

    O aumento de 25% reamente veio,mas o retroativo referente a janeiro não.
    Será que vira ou é mais promessa não cumprida?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: