Duas colunas

Editorial Folha de São Paulo-31-03-2010- Não restam dúvidas – a partir das declarações da própria líder do movimento, Maria Izabel Noronha – quanto ao caráter eminentemente político da greve dos professores no Estado de São Paulo, que se estende há três semanas.

Trata-se, como disse a presidente da Apeoesp, de “quebrar a coluna” do governador José Serra, cuja candidatura à sucessão presidencial se encontra em vias de oficialização.

Apontar para este fato, aliás, tem sido a tônica dos pronunciamentos governamentais. A constatação é correta, mas não aponta solução para o impasse.

Sem dúvida, confia-se num progressivo esvaziamento da greve – que, em meio à névoa de números inconfiáveis de lado a lado, está de todo modo longe de contar com os índices de adesão propalados pela Apeoesp.

Parte dos alunos da rede estadual se vê, enquanto isso, prejudicada em seus estudos – e, ao óbvio interesse partidário da liderança sindical, deve-se somar a responsabilidade do próprio governo Serra pela situação.

Desde 2005, os professores paulistas receberam apenas 5% de aumento salarial, contra uma inflação de 22% no período.

Diante da matemática elementar desse desajuste, a recusa do governo em negociar com os grevistas termina constituindo, na prática, combustível para a radicalização do movimento.

Ainda que a oposição à política educacional serrista se alimente do mais puro corporativismo, evidenciado pela resistência da Apeoesp à política de avaliação do desempenho dos professores, o fato salarial em que se baseia o movimento não pode ser ignorado. A menos que, sem admitir o seu propósito, também o governo estadual esteja pensando, sobretudo, em “quebrar a coluna” das lideranças sindicais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: