Cursos vão capacitar professores

Fonte: Diário de São Paulo-30-03-2010-pág.17 -Serão abertas 30 mil vagas até 2011. Aulas contarão como qualificação e valerão pontos para o bônus

Três universidades estaduais vão abrir 30 mil vagas em cursos de qualificação e gestão específicos para professores, diretores e supervisores de ensino da rede estadual de Educação.

O programa, lançado ontem (29/3), pelo governador José Serra e pelo secretário de Educação, Paulo Renato de Souza, é facultativo e os servidores poderão fazer a inscrição a partir de maio.

São 16 cursos à distância com duração de 360 horas – entre 12 e 14 meses.

As universidades que integram o projeto são: Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“Melhorando a qualificação dos professores e diretores também melhoramos a qualidade da aula. São cursos ótimos, das melhores universidades do país”, diz o secretário Paulo Renato.

Entre as especializações oferecidas para os professores estão química, geografia, inglês, português, matemática, história e educação física, entre outros.

Para os diretores, a USP terá um curso de gestão de escola e outro de gestão de currículo para professores-coordenadores.

Ao todo, a rede estadual tem 220 mil professores e cerca de 5.300 diretores de escola.

A estrutura dos cursos está dividida em dois estágios. A primeira etapa deve começar já no segundo semestre deste ano e vai até 2011 com expectativa de formar dez mil servidores.

A segunda etapa vai de 2011 a 2012 e serão mais 20 mil vagas exclusivas para professores e diretores da rede estadual.

Os cursos vão contar, também, na pontuação curricular dos professores e diretores – o que influencia na pontuação para o bônus.

“A qualificação do professores deve se refletir em melhores salários. O Estado está investindo nesses cursos para melhorar o nível de aproveitamento escolar dos alunos. É bom investir em equipamentos e estrutura, mas o fundamental é a capacitação dos professores”, diz o governador Serra.

Qualificação – 1)O cursos: O governo cirou 16 cursos para professores e diretores; 2) Universidades – são cursos a distância elaborados pela USP, Unicamp e Unesp; 3) Duração – a duração dos cursos é de 12 a 14 meses; 4) Quem pode participar – Professores de 5a a 8a série e do ensino médio; 5) Salário maior – os professores que fizerem o curso poderão melhorar a avalaição que define o bônus; 6) Inscrição – o período de inscrição começa em maio.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: