Bônus melhora aula e reduz falta, diz pesquisador

Fonte: Jornal Folha de São Paulo- 30-03-2010-pág.C/9 – Uma política que prevê salário melhor aos que sejam mais bem avaliados leva a uma melhoria das aulas e menos faltas de professores, diz Naercio Aquino Menezes Filho, pesquisador da USP e do Insper. (FT).

Folha – O sr. prefere reajuste para todos ou aumento com base em desempenho?

Naércio Aquino Menezes Filho – Pagar com base no mérito é uma boa ideia. Custaria muito dar aumento para todos. Á medida que você implementa a ideia de mérito, o professor procura dar aulas melhores, faltar menos.

Folha – Mas não é injusto?

Menezes Filho – Não há evidência de que aumento linear de salários aos professores leve à melhoria aos alunos. Os professores estão acomodados. É preciso quebrar isso. Claro que os problemas das escolas não são exclusivamente dos professores. Há, por exemplo, falta de envolvimento das famílias. Mas mudar as coisas fora da escola são mais difíceis.

Folha – O que o sr. acha da greve?

Menezes Filho – Ela [a paralisação] foge um pouco do assunto educação, tem muita política envolvida.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: