Só a educação impedirá que o futuro vá por água abaixo

Nesta segunda-feira (22/3), foi celebrado o Dia Mundial da Água. Os veículos de comunicação deram a devida importância à data deixando que seus espaços fossem dominados pela cor azul. Ótimo recurso de conscientização diante do iminente caos global pela falta de abastecimento. Um imenso desafio para que a sociedade aprenda, com extrema urgência, a dar valor à água. Um alerta para nós, brasileiros, que vivermos a esbanjar este precioso elemento, em meio à tão privilegiada área em recursos hídricos que dispomos.

Sabemos que por aqui o gasto é feito de forma indiscriminada. O brasileiro, com raras exceções, sequer sabe que há uma forma sustentável de consumo. No mundo, o princípio usado para esta conscientização é a formação, a educação, a mudança de hábitos, a troca de mentalidade.

Corremos contra o tempo. Os números são preocupantes.

Para cada mil litros de água consumidos pelo home – outros dez mil são poluídos, ao mesmo tempo.

O ser humano suporta ficar sem comer por até 40 dias. Contudo, se ficar sem água, sobreviverá apenas três dias.

Desde a década de 50 o consumo mundial triplicou. Apenas 3% da água do planeta é doce. É muito pouco. O gasto de água, em todo o mundo, deve aumentar 40% em 20 anos. Por isso, a preocupação é generalizada.

Além da preservação dos seus recursos abundantes, o Brasil precisa contar com a atuação consciente dos dirigentes governamentais. È preciso investir em informação e a fonte está na qualificação do ensino e em seus profissionais.

Esta é a solução racional aplicada por todos os países conscientes.

Para concluir acrescento: no Brasil, 200 litros é o consumo médio diário por pessoa. A Organização Mundial de Saúde recomenda apenas 40 litros.

Se não houver investimento na educação brasileira e se seus profissionais não forem reconhecidos e valorizados a tempo, veremos as esperanças de a nossa gente junto aos nossos recursos naturais esvaecerem e irem água abaixo.

È preciso agir com rapidez e inteligência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: