CNTE convoca paralisação de professores pela aplicação do Piso Nacional para 16 de março

A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) convocou uma paralisação nacional em “defesa da aplicação do piso salarial” do magistério para esta terça-feira (16). A lei que institui o salário mínimo para a categoria foi sancionada em julho de 2008.

“Estamos bastante satisfeitos com a mobilização para amanhã”, comentou o presidente da CNTE, Roberto Leão. “Sabemos que haverá mobilização em diversos Estados. “A entidade agendou uma audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para segundo Leão, “discutir como o governo federal pode ajudar para que a lei não fique no esquecimento”. A assessoria de imprensa do MEC (Ministério da Educação) ainda não tinha a confirmação da agenda do ministro até o horário de fechamento desta nota.

“Luta histórica” – Segundo a entidade “até o momento a maioria dos Estados e municípios ignora a legislação em vigor desde 1a de janeiro de 2009 e não aplica o piso salarial nacional do magistério”. A CNTE prepara um levantamento, por meio de sindicatos e associações da categoria, para ter um quadro mais preciso do cumprimento do piso salarial.

Pelos cálculos da entidade, o vencimento báscio dos professores que tinha o valor de R$ 950 na época da aprovação, em 2008 – já está em R$ 1.312,85. Esse rendimento, no entender da CNTE, deveria ser o salário pela “jornada de preferência” da rede pública que o estiver aplicando. Ou seja, se a jornada básica é de 30 horas, paga-se por 30 horas. Há Estados e municípios que entendem que o pagamento seja por jornada de 40 horas semanais.

Segundo Leão, uma das “maiores insistências” da entidade é que o STF acate essa interpretação da lei. Cinco Estados (RS, PR, SC, MS e CE) entraram com uma Adin (Ação Direta Inconstitucionalidade) contra a aplicação do piso nacional do magistério. A ação tramita no STF (Supremo Tribunal Federal).

O que acha do piso salarial nacional? Deixei seu comentário!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: