Educação define conteúdo do curso de matemática

Entrevista da Profa. Maria Lúcia de Almeida – segunda-vice-presidente do Centro do Professorado Paulista (CPP) – reportagem de AMV – Jornal Agora – 4-03-2010 – Os professores da rede estadual poderão se inscrever nas diretorias de ensino. O curso poderá valer pontos em provas para promoção.

Professores de matemática da rede estadual poderão consultar os conteúdos que serão ensinados no curso de reforço da disciplina.

O curso terá carga horária de 240 horas e irá abordar trigonometria, fração e função, entre outros temas. Também foi definida a bibliografia, que será a mesma utilizada nos processos seletivos e no exame de promoção. Ela pode ser consultada no site www.educacao.sp.gov.br, no link “Concursos”, à esquerda.

Composto por aulas presenciais e não presenciais, o treinamento não será obrigatório, mas os servidores que participarem poderão obter um certificado que contará pontos na evolução da carreira (concursos e provas de promoção, por exemplo).

Os professores devem se inscrever nas diretorias de ensino onde dão aulas.

O anúncio do curso foi feito na semana passada, durante a divulgação dos resultados do Saresp (sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado) de 2009.

A avaliação mostrou piora em matemática, no ensino médio. Para o governo, as notas ruins revelam as dificuldades dos próprios professores.

Segundo o secretário de Estado da Educação Paulo Renato Souza, o curso foi montado a partir das dificuldades relatadas pelos professores e percebidas nas provas aplicadas pela secretaria, como a avaliação para temporários e o exame de promoção.

De acordo com Paulo Renato, especialistas em ensino de matemática afirmam que a disciplina é mais complexa no ensino médio, o que traz dificuldades. “Uma coisa é você dominar aritmética, outra é você dominar álgebra. Há um salto para o qual nossos professores não estão possivelmente preparados.”

Crítica – A Apeoesp e o CPP (Centro do Professorado Paulista) afirmam que não é um cursinho que vai resolver os problemas.

“Mais uma vez o governo culpa os professores. Quando o desempenho melhora, como ocorreu no ensino fundamental, o mérito é dele. Só que ele não se preocupa em verificar as condições das escolas e as extensas jornadas de trabalho que o professor precisa cumprir para aumentar o salário”, argumenta Maria Lúcia de Almeida, vice-presidente do CPP.

Para Maria Izabel Azevedo Noronha, presidente da Apeoesp, o correto seria implementar um programa de formação continuada no local de trabalho, durante a própria jornada. “Assim, altera-se a formação inicial dos docentes.”

Reforço para professor – 1) A Secretaria de Estado da Educação anunciou um curso emergencial para professores de matemática, como forma de melhorar o ensino da disciplina na rede. 2) O anúncio foi feito durante a divulgação dos resultados do Saresp 2009, que avalia o rendimento dos alunos nas escolas do Estado. 3) O curso não é obrigatório, mas quem o fizer receberá um certificado que contará pontos nos processos seletivos de que o docente participar. 4) A rede possui 35 mil professores de matemática.

Como serão as aulas – Duração -Quadro módulos de 60 horas; Cada módulo terá – 24 horas de aulas presenciais; 16 horas de videoconferências; 20 horas de estudos com apoio da internet (incluindo uma avaliação); Horário – Os professores poderão fazer o curso no horário em que não tiverem aulas ou aos sábados.

Detalhes do curso – Segundo a Secretaria, a grade curricular do curso foi estruturada a partir do levantamento das principais dificuldades apontadas pelos professores.

Terá carga horária de 240 horas

Temas: Trigonometria, Geometria, Fração, Função, Números complexos, Equações de 3o e 4o graus, Probabilidade, Análise combinatória.

Bibliografia – Será a mesma utilizada em concursos para a prova de temporários e para o exame de promoção. Está disponível no site www.educacao.sp.gov.br.

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