Governo Serra altera classificação das notas para elevar médias

Fonte: Jornal Agora -27-02-2010-pág.A/3 -A gestão José Serra (PSDB) modificou a classificação do Saresp para elevar as médias dos alunos. Se o modelo utilizado no ano passado fosse mantido, nenhuma das séries avalidadas teria superado o conceito básico.

Pelo novo sistema, a Secretaria de Estado da Educação reduziu o número de notas dentro de uma escala que vai de zero a 500 pontos. Até 2008, o exame oferecia quatro conceitos: abaixo do básico, básico, adequado e avançado. Agora apenas três. O básico e o adequado transformaram-se em suficiente, puxando a média para cima.

Basta analisar as notas divulgadas ontem para notar a diferença. Até 2008, a secretaria considerava uma média de 190 pontos na prova de português da quarta série como básica. A partir de agora, ela passou a ser adequada. O mesmo acontece no exame de matemática da oitava série. Com a classificação antiga, 251 pontos seria uma média básica. Agora, também é adequada.

O conceito só permanece o mesmo nos resultados obtidos em matemática no terceiro do ano ensino médio. Tanto a régua antiga como a nova classificam os alunos no nível abaixo do básico ou insuficiente. O secretário Paulo Renato afirmou que a mudança foi uma decisão pedagógica e que recebeu o aval dele.

“Considero uma evolução. Essa forma é melhor porque o nível básico e o adequado fazem parte do que é considerado suficiente, normal para aquela série. Saber o número de alunos no básico e o número no adequado é irrelevante.”

Professor deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: