Acima da média

Editorial da Folha de São Paulo-11-02-2010-pág.A/2 – É certo que o ministro da Educação foi cauteloso na entrevista publicada nesta semana pela Folha. Buscou preservar-se e não deixou de lançar mão do recurso ao autoelogio, irresistível para políticos. Ainda assim, Fernando Haddad contribuiu com o debate público ao admitir falhas em sua gestão.

Sobre a sucessão de problemas enfrentados pelo Exame Nacional do Ensino Médio, em seu novo formato, o ministro consentiu que a empresa vencedora da licitação para realizar a prova não possuía a mesma competência de outras instituições participantes da disputa, detentoras de reconhecida experiência.

Contribuiu para o resultado a pressa do governo em transformar uma bem-sucedida avaliação de desempenho em método de seleção para faculdades e universidades públicas.

Haddad classificou como um “trauma” os problemas decorrentes do furto da prova, ainda na fase de impressão. A falha de segurança obrigou o ministério a adiar a realização do exame, para prejuízo dos estudantes e da credibilidade do Enem.

Têm sido bem orientadas, contudo, as políticas para a educação desde que o ministro assumiu a pasta, em 2005.

Ampliou-se a obrigatoriedade do ensino, que será estendida gradativamente ao antigo segundo grau e à pré-escola; verbas destinadas por lei à educação, antes passíveis de desvio para outros gastos, foram novamente vinculadas ao seu destino; apostou-se em uma política de avaliação do aprendizado dos alunos; e gastos da União com o ensino fundamental cresceram.

Nada disso impediu, no entanto, que os avanços fossem lentos e atrapalhados por problemas de gestão. Só tardiamente o governo Lula elegeu a educação como uma de suas prioridades, e isso se reflete no desempenho dos alunos, que conheceu pouca melhora nos últimos anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: