Serra confirma contratação de professores reprovados

Jornal Diário de S. Paulo-29-01-2010-página 14

Temporários que não passaram em teste de avaliação darão aulas

Reportagem de Fernando Zanelato – da Agência Bom dia

O governador de São Paulo, José Serra, admitiu em 28/01/2010 – durante visita a Bauru, a contratação de professores temporários reprovados em um teste de avaliação, feita no ano passado, para dar aulas na rede de ensino.

A prova visava justamente tirar das escolas os profissionais que não conseguissem a nota mínima. “Nós vamos chamar, daqueles que não foram aprovados, os que tiraram nota mais alta”, tentou minimizar Serra. “Na média, é uma melhora”, disse, durante inauguração do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) da cidade.

Segundo a Secretaria Estadual da Educação, 40% dos temporários que já davam aulas no ano passado não tiraram a nota mínima – acertaram menos de 40 das 80 questões aplicadas.

Menos da metade – No total, 182 mil professores fizeram a prova, entre temporários e candidatos que tentavam ingressar na rede de ensino. Desses, 88 mil não estariam aptos, se fosse levado em conta o primeiro critério adotado para dar aula.

Não é possível saber ainda exatamente quantos docentes reprovados serão convocados a trabalhar. Isso porque os professores efetivos (cerca de 130 mil) têm prioridade na escolha de aulas. As que sobram ficaram para os temporários.

As maiores dificuldades para preenchimento das vagas seriam nas matérias de física e matemática. Além disso, escolas da periferia, preteridas pelos efetivos, deverão receber os temporários que tiraram nota vermelha no exame. Em 2009, cerca de 80 mil foram chamados para substituir os efetivos. A atribuição de aulas é feita de acordo com a nota na prova e o tempo no magistério – antes, só a avaliação seria levada em conta, mas houve um recuo após pressão dos sindicatos.

Mesmo com o resultado ruim, o Governador elogiou a iniciativa de avaliar os professores. “Nós fizemos uma coisa nova na história. Nós não íamos diminuir a qualidade do exame só para aprovar mais gente. Não teria sentido. E nem deixar os alunos sem aula.”

Quando lançou o programa “Mais Qualidade na Escola”, em maio do ano passado, o governador José Serra e o secretário estadual de Educação, Paulo Renato Souza, enfatizaram que a aprovação no exame obrigatório era pré-requisito para os professores temporários atuarem nas salas de aula. “Somente serão admitidos para ministrar aulas os professores que forem aprovados na prova anual”, dizia o comunicado da Secretaria de Educação. O professor que não passasse no teste iria atuar em atividades auxiliares, nas salas de leitura, ou em programas de parceria com a comunidade.

 

Anúncios

2 respostas para Serra confirma contratação de professores reprovados

  1. Maria Helena Sotto Maior disse:

    Sou professora da Rede Pública Estadual desde 2006,assumindo o cargo de professora titular de inglês no concurso de 2004 sob uma liminar por 10minutos de atraso na escolha de vaga. Estava de licença prêmio no mês de outubro de 2009 quando saiu a resposta da liminar indefirida, tornando sem efeito a minha posse. Estou sem vínculo com o estado e tendo que submeter-me a categoria L de professor OFA. Fui aprovada nesta prova de OFA. Porém sinto me prejudicada por não poder fazer parte da categoria de OFA anterior, se sobrar aula terei que trabalhar apenas esse ano de 2010, perdendo os meus direitos que já havia adquirido como: evolução funcional,quinquênio, licença prêmio, etc.

    • zemariacpp disse:

      Prezada Maria Helena Sotto,
      Para que possa ter informações concretas a respeito do seu
      caso, procure o Departamento Jurídico da entidade – pelos
      Tels: 3340-0537/3277-2356. Se houver algum ponto de
      ilegalidade que caiba uma ação judicial, daremos todo
      suporte necessário.
      Um abraço,
      Professor Zé Maria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: