Professor: 93.804 aprovados

Jornal Diário de S. Paulo -23-01-2010-pág.17 -Editoria Economia

Candidato que tirou nota de cinco para cima na prova para temporário está com a vaga garantida em 2010

Reportagem do Juca Guimarães

Entrevistada: Profa. Maria Lúcia de Almeida – Vice-presidente do CPP

A Secretaria de Estado da Educação divulgou o resultado da prova de seleção para professor temporário e garantiu que os 93.804 candidatos que conseguiram, no mínimo, nota cinco terão uma vaga.

“O número de aprovados na seleção está dentro da expectativa de vagas para professor temporário este ano”, diz o secretário da pasta, Paulo Renato.

Participaram da seleção 181.870 candidatos, entre alunos de pedagogia, entre alunos de pedagogia, professores temporários e outros que nunca haviam trabalhado na rede estadual de ensino.

Para quem já era temporário no estado, o tempo de serviço contou na pontuação. Quem tinha entre cinco e dez anos de trabalho conseguiu um incremento de até 20% na avaliação.

Para os candiatos que não conseguiram atingir os cinco pontos da nota de corte, o governo abriu um exceção e fez uma lista de espera, de acordo com a classificação, o tempo de serviço no estado e títulos.

“Esses candidatos (da lista de espera) poderão ser chamados para assumir uma vaga de professor temporário nas regiões onde faltarem aprovados”, garante o secretário.

Lista de espera – A medida entre a uma das reivindicações do Centro do Professorado Paulista (CPP) que era contra o caráter eliminatório da prova para quem não atingisse a nota de corte.

“O governo recuou e entendeu que não podia exluir da disputa professores com grande experi~encia na rede de ensino”, afirma Maria Lúcia de Almeida, vice-presidente do CPP. No entanto, o governo afirma que se trata de uma exceção para evitar a falta de professores nas escolas. A partir deste ano, a prova será eliminatória. “Quem não atingir a nota de corte nas próximas seleções ficará sem aula”, diz o secretário Paulo Renato. As aulas na rede estadual ensino vão começar no dia 18 de fevereiro.

Piores notas para exatas – Na prova para a seleção de professores temporários, os candidatos que disputaram uma vaga para dar aula de ciências exatas tiveram as piores notas. De acordo com o secretário de Educação, Paulo Renato, matemática e física foram as disciplinas com as taxas de aprovação mais baixas. Para essas matérias, deverão ser convocados professores temporários com avaliação abaixo de cinco e que estão na lista de espera. “É por isso que a prova não pode ser eliminatória como quer o governo. Não há condições para preencher todas as vagas se for considerada a nota de corte como eliminação”, disse a vice-presidente do CPP, Maria Lúcia de Almeida.

O secretário de Educação afirma que serão feitos cursos de aprimoramento para os professores ao longo do ano. “A ideia é melhorar a qualidade das aulas e dos professores com esses cursos”, diz o scretário. Disciplinas como filosofia e biologia, segundo o CPP, também são difíceis de preencher levando em consideração a nota de corte.

Estável vai trabalhar em outra função – Os candidatos que já trabalhavam como professores temporários na rede estadual de ensino e tinham estabilidade também só vão conseguir uma vaga neste ano se atingiram a nota de corte. Se o candidato tirou menos de cinco pontos, mesmo tendo estabilidade, ele não poderá dar aula.

Para esses casos, o secretário estadual de Educação, Paulo Renato, disse que a solução será a transferência para atividades auxiliares dentro da escola. “Eles poderão trabalhar como auxiliares nas salas de leitura ou agente de apoio no programa Escola da Família”, diz o secretário.

Outra solução seria exercer uma função administrativa designada pelo diretor da escola. A maior parte dos professores temporários da rede estadual com estabilidade tem jornada de 12 horas semanais.

O CPP critica a decisão do governo. “Eles vão tirar bons professores da sala de aula”, diz Maria Lúcia de Almeida, vice-presidente da entidade. Quem perdeu a prova e tem estabilidade poderá justificar a ausência para entrar na lista de espera por uma vaga.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: