Em São Paulo, só aluno do 1o ano terá aulas de espanhol

Fonte: Folha de S.Paulo-13-01-2010– reportagem de Fábio Takahashi – O Governo de São Paulo anunciou em 12 de janeiro de 2010  que apenas alunos do primeiro ano do ensino médio terão acesso à língua espanhola no currículo regular – o idioma passou a ser obrigatório por meio de uma federal.

Além da restrição, a disciplina será implementada só no segundo semestre deste ano.

Lei federal, de 2005, determinou que escolas públicas têm de oferecer o idioma a todos os alunos do antigo colegial interessados na matéria. Deu cinco anos para adaptação.

O governo José Serra (PSDB) entende que o prazo expira em agosto, mês de aprovação da lei, e que o ensino da língua poderia ser restrito a uma das séries.

O concurso para contratar professores do idioma está previsto para o final de março – 10 mil vagas estarão disponíveis.

O autor da lei, deputado Átila Lira (PSDB-PI) criticou o governo paulista. Para ele, a matéria deveria ser oferecida no início deste ano e para todo o ensino médio. “Parece uma saída de quem está com dificuldade. Acho que cabe representação do Ministério Público”, disse.

Para o secretário da Educação, Paulo Renato Souza, o começo da matéria no segundo semestre não atrapalhará os alunos. Sobre a restrição da disciplina ao primeiro ano do ensino médio, diz que “o próximo governo poderá estender isso”.

Já o governador disse que a lei foi aprovada “de maneira atropelada”, trazendo dificuldades de implementação.

Serra anunciou que vai ampliar o número de vagas em aulas extracurriculares de idiomas a alunos das atuais 53 mil para 450 mil. Para isso, serão contratadas instituições privadas, a R$ 56,90 mensais por aluno. Serão atendidos apenas estudantes do segundo ano – excepcionalmente em 2010, o terceiro ano será atendido.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: