PROFESSOR COMUNITÁRIO – AGENTE ATIVO NO COMBATE À VIOLÊNCIA

É bem expressivo o índice de bons resultados no combate à violência envolvendo o professor comunitário.

Um exemplo da eficácia deste agente intermediário entre família, escola e comunidade está na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro – zona de permanentes conflitos. Lá, o ingresso ao sistema escolar aumentou 30% e o número de assassinatos diminuiu mais de 90% . Esse quadro altamente positivo chamou a atenção da prefeitura carioca que ampliou a atuação do projeto em toda cidade.

De acordo com o projeto, fica estabelecida uma união de forças, a partir da visita do professor à família do estudante, com capacidade de abalar as zonas de perigo, tradicionalmente assombradas pelo medo.

É sabido que grande é o desafio para abolir o avanço da violência, como também é grande a dificuldade em fazer com que o estudante brasileiro saiba respeitar quem os ensina. Visíveis são os obstáculos que se levantam para que consigamos viver em meio a uma juventude sadia, voltada para o bem da sociedade em que vive.

Sendo assim, recebemos, do governo de São Paulo, um aceno no sentido de equacionar o problema, com a decisão de implantar, em cada escola, este agente, ativo no combate à violência: o professor comunitário.

O que nos importa saber é até que ponto o projeto poderá ser implantado com o mesmo suporte e apoio a este profissional, buscando as mesmas  metas conceituais de ética e de cidadania – sem recuar?

Um dos mais importantes conceitos da não violência é, não buscar destruir a pessoa, mas tranformá-la.

Ninguém mais do que os profissionais da educação paulista deseja tão ardorosamente o sucesso de um mecanismo que consiga debilitar o avanço dessa violência.

Merecemos e precisamos que, por aqui, o projeto também possa funcionar.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: