Avaliadores reprovados

Avaliação da qualidade constitui hoje valor consensual entre profissionais e interessados nos rumos da educação brasileira. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior da administração petista, porém, viu sua credibilidade fustigada por um revês inaudito: 54 questões da última edição do Enade (Exame Nacional de Avaliação do Desempenho de Estudante) precisaram ser anuladas, por falhas múltiplas.

Duas dezenas de áreas foram avaliadas pelo Enade 2009, de administração a turismo. A prova ocorre de três em três anos para cada grupo de áreas do conhecimento, por amostragem. Seu antecessor, o Provão do governo FHC, abrangia todos os cursos e alunos e era aplicado todos os anos, originando rankings gerais abominados por algumas correntes acadêmico-ideológicas.

Trata-se do segundo abalo no Enade. Há um mês, anulou-se uma pergunta enviesada, que exigia de alunos de comunicação julgar a cobertura da imprensa no episódio em que Lula tachou de “marolinha” a crise econômica global. Outra dezena de questões foi cancelada, por defeitos diversos. Agora mais 43 são invalidadas, o que totaliza 7% de todos os testes. Reprovados, ao que parece, estão os avaliadores.

O MEC atribui responsabilidade à empresa, Consulplan, contratada por licitação para formular e aplicar a prova. Repete-se, assim, o patrão do revés com o novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), cuja prova vazou por falhas de segurança do consórcio contratado, Connasel.

A sucessão de deslizes acabou por levar à demissão de Reynaldo Fernandes, presidente do Inep (órgão do MEC encarregado das avaliações). Falta, contudo, o ministro Fernando Haddad explicar que medidas vai adotar para sanar as flagrantes deficiências na supervisão de contratados por sua pasta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: