SALÁRIO DO PROFESSOR: CUSTO OU INVESTIMENTO?

O piso salarial unificado dos professores da rede pública do país terá um reajuste de 7,86%, em 2010. O anúncio do novo salário mínimo para os educadores, pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), provocou como de praxe, críticas daqueles que entendem a educação como custo e não como investimento. Os críticos são os mesmos que constantemente propõem medidas para garantir a educação pública de qualidade, a partir da identificação dos “culpados”, ora os alunos, ora os pais e sempre os professores.

O professores da rede estadual, em São Paulo, estão se preparando para uma greve no início desse ano letivo. Dentre as reivindicações da categoria estão: a extensão das gratificações aos aposentados, incorporação ao salário base de todos os profissionais e, 27,5% de reajuste salarial, mais a inflação do ano, já para toda a categoria, os da ativa e os aposentados.

Pela Lei Complementar número 1.053/2009, o salário base do PEB I é de R$ 981, 88 e do PEB II R$ 1.136,64, por 30 horas semanais. Portanto, em São Paulo, o Estado mais rico da Federação, o piso salarial proposto pelo MEC, mesmo que irrisório é superior ao piso pago ao professor do ensino fundamental paulista.

Afinal, tudo o que for gasto com o profissional da educação, não é custo, e sim investimento. Se pretendermos recuperar aquela escola pública de qualidade que, infelizmente, ficou na saudade.

Professor, deixe seu comentário!

Anúncios

2 Responses to SALÁRIO DO PROFESSOR: CUSTO OU INVESTIMENTO?

  1. Sr. José Maria,
    Presidente do CPP/SP

    Sobre sua mensagem: ” Salário do professor: custo ou investimento?”, sugerimos verificar o que diz o portal: ” http//portal.mec.gov.br, de 30.12.09, uma vez que essa mensagem do MEC referente a: “Municípios têm recursos para garantir aumento, diz ministro (Fernando Haddad)”, diz outra coisa.

    Saudações,
    Severino Galdi

  2. zemariacpp disse:

    Prezado Severino,
    O seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço estará sempre aberto para receber a sua importante participação.
    Um abraço,
    Professor Zé Maria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: