Onde há educação, renasce a esperança

Segundo a Folha de 26/12/09, o “Jornal Times escolhe iraniana morta em protesto como personalidade do ano”. Foi em junho, após a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, quando testemunhamos a coragem dos iranianos em desafiar a arrogância daquele autoritário regime.

A bravura de uma juventude que tem 70% do seu povo com menos que 30 anos é que a fez ousada para gritar e ser ouvida.

O Irã, mesmo com todo o esforço para preservar suas severas tradições, alcançou um progresso educacional de causar inveja a muitos países democráticos. No Irã, apenas 4% de suas jovens, entre 15 e 24 anos, são analfabetas.

Suas mulheres, ávidas por cultura, fazem parte dos 55% dos estudantes das universidades. Cientes que a educação transforma, se empenham em abater do futuro de seus filhos o autoritarismo que tenta debelar o clamor pela liberdade.

Foi esta ânsia que levou o seu povo a se manifestar contra as supostas fraudes eleitorais em seu país.

Neda Agha-Soltan, estudante de filosofia e guia de turismo, de 27 anos, acompanhada por seu professor, ao tentar se movimentar entre o tumulto, foi atingida caindo ensaguentada no chão.

A jovem de jeans, assassinada pela tirania cega de um regime fechado, ficou conhecida por todo o mundo e, agora, ainda mais, por ser eleita a “personalidade do ano”, pelo Times.

The Independent, entre tantos jornais, viu na morte de Neda “a face da Revolução Iraniana” que, mesmo não tendo derrotado a tirania desse governo, ao menos conseguiu que fosse abalado.

Felizmente, a valorização do ensino, no Irã, permite alimentar a consciência do seu povo capacitando-o a derrubar, para sempre, a tirania de um regime que tanto humilha como sufoca.

Um dia o povo iraniano mudará o rumo de sua história.

E renascerá edificado pelos insubstituíveis valores da educação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: