È pra valer ou é apenas mais uma pirotecnia de palanque?

Quatro em dez alunos ainda estão fora do ensino fundamental de nove anos

A fonte é a Folha de São Paulo de 1/12/2009 que revela: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Roraima, Pará, Amapá, Pernambuco, Bahia e Distrito Federal – são os estados que ainda apresentam alunos matriculados no ensino fundamental de oito ano.

O levantamento do Ministério da Educação aponta que Rondônia, Acre, Amazonas, Tocantins, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás, são os Estados onde a implantação da obrigatoriedade conseguiu mais sucesso.

O prazo final para as redes de ensino se adaptarem à obrigatoriedade acaba em 2010.

Os números confirmam que, de 2008 para 2009, houve diminuição de 1,2% no total de inscrições, ou seja, 652.416 estudantes.

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, o novo sistema deve ser iniciado em 2010, mas nada obriga que, até o término do ano, já esteja finalizado. Para ele, ainda que o levantamento confirme a queda nas matrículas da educação básica, isto não significa que as crianças estão saindo da escola, mas relaciona o fato diretamente à redução das taxas de natalidade no país, que aponta a diminuição da população em idade escolar.

É bom lembrar que o novo sistema determina que o aluno terminará o Ensino Fundamental com 14 anos – a mesma forma do sistema anterior. A mudança está na idade em que o aluno ingressa no Ensino Fundamental, um ano mais cedo – ou seja – transforma o último ano da educação infantil no primeiro ano do ensino fundamental.

Chamo a atenção para a importância de se discutir e refletir a respeito desta mudança.

Trará de fato, melhoras efetivas ao ensino nacional, ou em se tratando de ano de eleição, não passará de mais uma pirotecnia de palanque?

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: