APERTEM O CINTO, O BRASIL DECOLOU!

Em reportagem de capa a principal revista de economia do mundo, * The Economist, foi categórica: “O Brasil decola”.

A britânica garante que a escolha do Rio para as Olimpíadas de 2016 carimbou o ingresso do nosso País no cenário das principais economias mundiais.

Afirma que,  até 2024, seremos a quinta economia mundial. Diz que somos democráticos, que aqui não há conflitos religiosos nem étnicos, e muito menos vizinhos hostis, como em tantos países invejosos que há por aí, mundo afora. Por isso, apostam em nosso sucesso.

Porém, a renomada publicação alerta para algumas de nossas fraquezas. Expõe os gastos absurdos do governo, os índices irrelevantes de investimentos, os problemas com educação e infraestrutura, a violência e a corrupção. É óbvio que não usa os adjetivos popularmente conhecidos por nós, brasileiros.

Afina, o Brasil decola?

E por que não? Assim que nós, mortais, pagadores de impostos, deixarmos de ignorar a realidade que nos faz transitar em meio a tiroteios, desviando de cadáveres abandonados em carrinhos de supermercado, convivendo com o lixo jogado em represas, rios e nas ruas, já que metade da nossa gente não tem acesso à rede de esgoto.

Decola de verdade?

É claro! Basta que o usuário do Sistema de Saúde Pública sonhe que é ministro num consultório 5 estrelas, enquanto se escora numa parede até despencar num chão imundo, de um hospital cujo padrão é igualmente imundo para, então, se entregar a um previsível e ordinário óbito.

Finalizo com a pergunta: o Brasil, realmente decola?

Lógico! Afinal de contas, as escolas invadidas pela falta de política eduacional, por brasileiros atordoados, sem cidadania e respeito, com a droga imperando, soberana, administrada por ladrões e traficantes, são apenas “casos pontuais”, como insistem as autoridades ao afirmarem que tudo não passa de versões exageradas, irrelevantes num País com tamanha seriedade.

Com fama de celebridade internacional, diz o piloto da nave: – nunca antes na história deste País, vimos o Brasil decolar!

Brasileiras e brasileiros, atenção: apertem o cinto, perigo à vista.

* The Economist – Brazil takes off – O Brasil decola – 12 de novembro de 2009

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: