Será que a carreira do Professor é atraente?

Volta e meia, a mídia coloca em evidência, como verdade absoluta, que milhares  professores não poderiam estar dando aula porque não têm a formação adequada: são despreparados.. Nessas ocasiões,  a atenção de todos se volta para a difícil situação em que se encontram a educação brasileira e, principalmente, os profissionais da educação.

A educação oferecida aos estudantes do país envergonha a todos os brasileiros e nos leva a questionar a qualidade das políticas públicas destinadas à formação e valorização dos seus profissionais.

O debate a respeito da formação dos educadores talvez traga uma esperança, no sentido de que haja uma mobilização de toda a sociedade civil e dos governos municipais, estaduais e do país em favor de medidas que garantam a boa qualidade dos cursos de formação inicial, bem como dos voltados à educação continuada.
É preciso também, analisar o que é oferecido em termos de carreira ao magistério e como andam os planos estaduais e municipais de educação. Será que eles atendem as necessidades do profissional da educação? Será que a carreira é atraente? Será que ela atrai jovens com vocação para o magistério?Financeiramente vale a pena formar-se professor?

Segundo os dados obtidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, com relação às profissões que exigem nível universitário, as cinco ocupações de menor rendimento médio são as relacionadas ao magistério. Com essa falta de reconhecimento social, como atrair bons profissionais?
Não existe outra solução para o ensino público no Brasil, a não ser investir muito na carreira e no salário dos profissionais da educação. Tirar as promessas de investimento em educação dos palanques e torná-las realidade.

E você, colega, o que pensa disso?

3 respostas para Será que a carreira do Professor é atraente?

  1. Maria das Dores Lima disse:

    Que carreira? Como é feita a evolução funcional? É a primeira vez que a midia convida alguem para ser professor. Ainda que o Mundo inteiro reconheça seu valor…Para atuar como professor a exigência é nivel universitário com inúmeras especializações;o salário sujeito a eventualidades e a aposentadoria… calamidade pública, inconstitucionalidades e os direitos adquiridos ignorados diante do grupo mais letrado entre profissionais. Currículun especial e salário a desejar…É bom pensar nisso… Professor é formador de opinião… cuidado.

  2. Edgar disse:

    Conseguimos entender tais situações neste país, são no nosso ponto de vista situações de desinteresse pelo crescimento do ensino. Veja precisariamos de uma mega ação, ou seja um planejamento para reforma do ensino neste país. Esta reforma se daria desde a figura do professor, dos orgãos pertinentes dos dirigentes e políticos, a anos sabemos que o que cresce o país é o conhecimento, o aprendizado. Se nossos jovens se enriquecerem neste sentido, o nível dos profissionais futuros será sem dúvida alguma elevado e consequentemente à diminuição das drogas, de famílias inteiras morando na rua e outros…
    as observações pelo Sr. Zé Maria são pertinentes e somos favoráveis realmente de que o assunto tem que sair do palanque……….parabéns!.

  3. A respeito da campanha feita pelo MEC na televisão… “venha ser um professor.” Que incoerência…

    Será que nesses países desenvolvidos, também tiveram que fazer campanha para recrutar professores?

    Como foi dito no vídeo, “Venha construir um Brasil mais desenvolvido, mais justo, com oportunidade para todos. Seja um professor”.

    Isto me soa muito estranho, uma vez que, para conseguir o que está escrito nesta frase, precisamos combater justamente esses… que são os mentores dessa campanha, ou seja, os maus governantes.

    Professor não é nenhum “salvador da pátria”. É um profissional como muitos outros que para ser atraído ou motivado na sua profissão, além de ter aptidão ou gostar do que faz, é fundamental ser bem remunerado. Afinal, a nossa sociedade é capitalista ou alguma coisa entre monarquia e feudalismo?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: